E-mails e notificações a todo instante, telefones que não param de tocar e conversas paralelas: este é o cenário que se encontra cotidianamente nas empresas. Por isso, diante de tantos barulhos e distrações até aqueles que costumam ter mais facilidade em se concentrar, como os profissionais introvertidos, encontram empecilhos para produzir no escritório.
Se você, mesmo sendo mais reservado no ambiente de trabalho, enfrenta dificuldades para melhorar seu desempenho, conheça algumas dicas que podem te ajudar a reverter esta situação:
1 – Aprenda a ignorar as distrações: Contornar os causadores da sua falta de atenção é uma medida essencial para os profissionais que desejam aumentar sua produtividade. Por isso, se sua distração advém das notificações do seu celular, desligue-o ou coloque-o no modo avião e evite que mensagens das redes sociais fiquem acendendo a tela do seu aparelho. Caso você tenha o hábito de checar seu e-mail com muita frequência, tente aumentar o período de tempo para meia hora, por exemplo, para que você possa dirigir seu foco para outras tarefas do seu trabalho.
2 – Não cheque seu celular logo que você acordar: Usar a internet logo nos primeiros minutos em que você acorda pode prejudicar seu desempenho ao longo do dia, mesmo que você esteja apenas checando seu perfil nas redes sociais e lendo notícias. Isso decorre do fato de estas atitudes serem capazes de desviar o foco da sua energia ao longo do seu dia e até mesmo atrapalhar um pouco o seu processo criativo. Portanto, tente manter-se desconectado pelo menos durante os primeiros 15 minutos da sua manhã.
3 – Faça intervalos: Já se descobriu que trabalhar sem parar é pouco produtivo, de modo que vale mais a pena tanto para funcionários quanto para a empresa que a equipe faça intervalos durante sua jornada de trabalho. Deste modo, quando você se sentir sobrecarregado, tire um tempo para caminhar, tomar um suco e esvaziar um pouco a cabeça sobre os assuntos que dizem respeito ao escritório. Terminada sua pausa produtiva, você perceberá que estará muito mais disposto e com mais ideias para lidar com os problemas cotidianos do trabalho.