Atletas de alta performance lidam com desafios todos os dias, que vão muito além da superação física: eles precisam encarar também uma enorme pressão psicológica, enquanto se empenham na busca dos melhores resultados.
Em outras palavras, o profissional que deseja alavancar na carreira deve seguir o exemplo dos atletas de alto rendimento, que buscam pela alta performance o tempo inteiro. Para isso, ele deve desenvolver um verdadeiro treinamento e alcançar o envolvimento total: fisicamente energizado, emocionalmente conectado, mentalmente focado e espiritualmente alinhado.
Gerencie sua energia: A alta performance é consequência de uma gerência hábil da energia, que deve ter seu consumo equilibrado com a renovação energética. E para acumular capacidade, devemos ir além dos nossos limites normais, treinando da mesma forma sistemática que os atletas de elite treinam.
Mude seus paradigmas: Para ter sucesso nesta transformação em atleta corporativo, é preciso mudar alguns dos paradigmas que acompanham a maior parte das pessoas em sua trajetória profissional. Um passo fundamental é mudar a maneira como encaramos algumas máximas sobre o trabalho, a carreira e a própria vida.
Entenda como suas fontes de energia refletem no seu dia a dia: A capacidade física se reflete na habilidade de gastar e recuperar a energia no nível físico e é definida em quantidade. Já a capacidade emocional está relacionada com a habilidade de gastar e recuperar a energia no nível emocional e é determinada em termos de qualidade.
A capacidade mental se apresenta na habilidade de gastar e recuperar a eficácia no nível mental e é caracterizada em termos de foco. Por fim, a capacidade espiritual se reflete na habilidade de gastar e recuperar a energia no nível espiritual e é mensurada em termos de força.
Faça exercícios físicos: A prática de exercícios físicos é importante para todos os profissionais, principalmente para os líderes, que devem ser exemplos de atitude e comportamento. A energia física é a fonte fundamental de combustível, pois ela afeta a nossa capacidade de administrar nossas emoções, sustentar a concentração, pensar criativamente e, até mesmo, manter nosso envolvimento em qualquer missão da qual estejamos imbuídos.
Crie um plano de ação: Pense em um propósito, uma missão; estabeleça a sua situação atual, especificando onde é gasta atualmente a sua energia, descrevendo a sua ‘velha história’, que é a descrição específica de como você funciona; descreva a sua ‘nova história’, especificando os benefícios que você terá; por fim, desenvolva e coloque em prática rituais positivos que a sustentem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário