sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Características que devem ser trabalhadas para obter sucesso por meio da inteligência emocional.

Autoconhecimento: Conhecer a si mesmo permite definir com exatidão as próprias emoções, identificando também as diferentes nuances e intensidades de cada sentimento. Ao saber de onde vem determinada reação, o profissional adquire a capacidade de se preparar e definir estratégias de antemão para situações similares no futuro.

Autogestão: Na prática da autogestão é possível reconhecer quais são as qualidades e também identificar quais as vulnerabilidades que se pode trabalhar. Administrar esses fatores significa impedir que eles se tornem um problema e permite que o profissional atue com eficácia na administração das próprias habilidades e deficiências.

Motivação: O engajamento diminui quando o alcance das metas está muito distante. Por isso, profissionais com inteligência emocional compreendem que metas tangíveis, mas ainda assim desafiadoras, são ferramentas de desenvolvimento e otimização e respeitam seus limites pessoais e profissionais. Eles entendem que o perfeccionismo exagerado pode levar à perda de produtividade e frustração.

Empatia: Pessoas empáticas têm uma boa capacidade de se relacionar e se interessam pela vida do próximo, construindo relacionamentos fortes e saudáveis, além de ter bom convívio com os demais colegas. A partir disso é possível melhorar o clima da empresa, neutralizar pessoas negativas e extrair boas experiências daquelas que enriquecem o dia a dia.

Habilidades sociais: Ter um julgamento sensível em relação às pessoas ao redor, faz com que o profissional tenha habilidade em interpretar e compreender quem está próximo a ele. Assim, torna-se possível identificar a personalidade dos colegas em pouco tempo e saber analisar suas reações em determinadas circunstâncias para saber lidar com elas.



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